URUGUAI



PUNTA DEL ESTE
(novembro 2022)



Punta del Este é uma cidade do Uruguai, localizada no departamento de Maldonado. Foi considerada o balneário mais luxuoso da América do Sul pela revista Forbes em 2008, superando Cartagena das Índias, na Colombia, e Armação de Buzios e Balneário Camburiu, no Brasil. (Extraido de Wikipédia)



Vista da beira mar








La Mano (A Mão), Los Dedos (Os Dedos), ou Hombre emergiendo a la vida (Homem emergindo à vida) é uma escultura de cinco dedos  parcialmente enterrados na areia , localizada na Parada 1, na Praia Brava em Punta del Este, um popular balneário do Uruguai. É coloquialmente referida por Los Dedos.

É uma escultura famosa que tornou-se um símbolo de Punta del Este, desde a sua conclusão em fevereiro de 1982, e, por sua vez tornou-se um dos marcos históricos mais famosos do Uruguai.

Ela  foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal durante o verão de 1982, enquanto ele participava do primeiro Encontro Anual Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre, em Punta del Este. Havia nove escultores e ele era o mais jovem. Houve uma disputa para os lugares atribuídos a uma praça pública, e ele decidiu então fazer suas esculturas na praia.

Apesar de Irarrázabal ter todo o verão para completar o projeto, ele conseguiu concluí-lo nos seis primeiros dias, mesmo tendo enfrentado pequenos atrasos devido ao forte vento sudeste que é comum em Punta del Este. O concreto e o plástico foram reforçados com barras de aço , malhas de metal, e um solvente resistente à degradação cobrindo o plástico do lado externo.

Durante aquele verão, escultores de todo o mundo trabalharam em suas criações na praia, mas apenas a obra de Irarrázabal pode até hoje ser vista na praia. Ela deu a Irarrázabal o reconhecimento mundial e é popularizada pelas fotografias dos turistas e reproduções em cartões postais. Mais tarde, ele fez réplicas exatas ou aproximadas da escultura para a cidade de Madrid (em 1987), no deserto do Atacama no Chile (1992), e em Veneza  (1995).

A mão não deixou seu lugar original, e se manteve praticamente intacta, exceto pela grafitagem  no lado da palma dos dedos feita em 2005. (Copiado de Wikipedia)










Vista do Ancoradouro































Abaixo a primeira escola de Punta del Este














Casa Pueblo


Casa Pueblo é uma edificação construída pelo artista uruguaio Carlos Paez Villaro localizada em Punta Ballena, a 13 km de Punta del este, Uruguai. Inicialmente, foi a casa de verão e a oficina do artista, e inclui um museu, uma galeria de arte, uma cafeteria e um hotel. Foi a residência permanente de seu criador, onde trabalhou e onde passou até seu decesso.

História

Casa Pueblo começou a ser construída em 1958 em torno de uma caixa de madeira feita com pranchas encontradas no litoral, chamada La Pionera, de Carlos Páez Vilaró. Esta caixa foi seu primeiro ateliê. Casa Pueblo foi desenhada com um estilo que pode ser equiparado às casas da costa mediterrânea de Santorini, mas o artista se referia ao ninho do João de barro ao citar este tipo de obra.   Esta construção, que demorou 36 anos para terminar, tem treze pisos com terraços que permitem uma ótima vista do pôr do sol sobre as águas do Oceano Atlântico.

Abriga uma homenagem a Carlos Miguel, filho do artista e um dos dezesseis uruguaios que sobreviveram ao acidente aéreo do voo da Força Aérea Uruguaia 571, que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972.

Construção

O complexo foi construído de forma artesanal e sem planos prévios, em forma de labirinto e predomina a cor branca. Foi ampliado e modificado a cada ano como uma residência de "formas imprevisíveis".

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.















Autêntica Parrija Uruguaia







MONTEVIDEO


Monumento ao Holocausto ocorrido na 2ª Guerra Mundial.










Beira do Rio da Prata, Montevideo





Imagens da Capital Uruguaia.




















                        Colonia de Sacramento, Uruguai







Nenhum comentário: